terça-feira, 29 de abril de 2014

Plano de aula: Índios do Brasil



Componente curricular: História

Modalidade: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Tema: Cultura, povos e diversidade.

O que o aluno poderá aprender com essa aula:
  • Aprender e respeitar a diversidade cultural existente entre os indígenas;
  • Desconstruir a visão caricata e única sobre o indígena;
  • Se inteirar dos problemas que os indígenas atravessaram no passado e sobre os problemas atuais;
  • Aprender sobre a luta pelos direitos indígenas, a partir de porta vozes das próprias tribos.


Duração da atividade: 7 aula de 50 minutos.

Estratégias didáticas:
  • Produção de texto autoral;
  • Reprodução, análise e debate de vídeo;
  • Pesquisa orientada;
  • Elaboração e apresentação de trabalhos.


Recursos:
  • Computador com internet.
  • Programa Power Point ou similar.
  • Data Show.


1ª aula: O que eu sei sobre o índio?

Nessa aula, o professor deve discutir, inicialmente, com os alunos o que eles sabem ou já ouviram dizer sobre os índios. Depois pedir para que eles registrem no papel o que essas opiniões que levantaram sobre o índio. 
O professor deve recolher e reservar para a próxima atividade.

2ª aula: Construindo uma nova visão sobre o índio (1ª parte).

O professor irá passar o vídeo “Índios no Brasil: quem são eles?” produzido pela TV escola. O vídeo também pode ser encontra do youtube:



Depois, debater com os alunos o que eles virão no vídeo e o que puderam aprender sobre os índios. Em seguida, perguntar o que eles puderam mudar na visão anterior que tinha dos índios, sem consultar o que foi escrito na aula anterior.  
Para finalizar a atividade desta aula, pedir aos alunos para escrever um texto sobre o que mudou na visão deles sobre os índios e recolher.

3ª aula: Construindo uma nova visão sobre o índio (2ª parte).

Devolver os dois textos produzidos pelos alunos e pedir para eles compararem o que eles escreveram e se a visão que eles têm sobre o índio realmente mudou.
Debater o resultado com os alunos.

4ª aula: Aprofundando o conhecimento sobre os índios

Levar os alunos para a sala de informática e dividi-los em grupos. Entregar o seguinte roteiro de pesquisa aos alunos:

  1. Acessem o site: http://pib.socioambiental.org/pt
  2. Escolha duas tribos indígenas apresentadas no site e responda:
    1. Qual o nome da tribo?
    2. Como eles se autodenominam?
    3. Onde estão?
    4. Qual é a família linguística a qual pertence?
    5. Descreva algumas características da sua cultura.
    6. Como se dá a relação com a terra?
    7. O que fala a última notícia que se tem desse povo?
  3. Agora, a partir das respostas às perguntas anteriores, elabore uma apresentação no PowerPoint e apresente para seus colegas.


Observação: Esta aula poderá durar de 3 a 4 aulas, dependendo do desempenho da turma.


Créditos imagem: http://pib.socioambiental.org/pt/c/creditos-mosaico

Postado por: Vanessa Lourenço

2 comentários:

  1. interessante falar sobre os índios, descobri q minha mãe é descendente de indio Xucurus-Kariri
    Se a minha mãe é descendente eu tbm sou uhuhhhh

    ResponderExcluir