Componente curricular: História
Modalidade: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Tema: Cultura, povos e diversidade.
O que o aluno poderá aprender com essa aula:
- Aprender e respeitar a diversidade cultural existente entre os indígenas;
- Desconstruir a visão caricata e única sobre o indígena;
- Se inteirar dos problemas que os indígenas atravessaram no passado e sobre os problemas atuais;
- Aprender sobre a luta pelos direitos indígenas, a partir de porta vozes das próprias tribos.
Duração da atividade: 7 aula de 50 minutos.
Estratégias didáticas:
- Produção de texto autoral;
- Reprodução, análise e debate de vídeo;
- Pesquisa orientada;
- Elaboração e apresentação de trabalhos.
Recursos:
- Computador com internet.
- Programa Power Point ou similar.
- Data Show.
1ª aula: O que eu sei sobre o índio?
Nessa aula, o professor deve discutir, inicialmente, com os alunos o que eles sabem ou já ouviram dizer sobre os índios. Depois pedir para que eles registrem no papel o que essas opiniões que levantaram sobre o índio.
O professor deve recolher e reservar para a próxima atividade.
2ª aula: Construindo uma nova visão sobre o índio (1ª parte).
O professor irá passar o vídeo “Índios no Brasil: quem são eles?” produzido pela TV escola. O vídeo também pode ser encontra do youtube:
Para finalizar a atividade desta aula, pedir aos alunos para escrever um texto sobre o que mudou na visão deles sobre os índios e recolher.
3ª aula: Construindo uma nova visão sobre o índio (2ª parte).
Devolver os dois textos produzidos pelos alunos e pedir para eles compararem o que eles escreveram e se a visão que eles têm sobre o índio realmente mudou.
Debater o resultado com os alunos.
4ª aula: Aprofundando o conhecimento sobre os índios
Levar os alunos para a sala de informática e dividi-los em grupos. Entregar o seguinte roteiro de pesquisa aos alunos:
- Acessem o site: http://pib.socioambiental.org/pt
- Escolha duas tribos indígenas apresentadas no site e responda:
- Qual o nome da tribo?
- Como eles se autodenominam?
- Onde estão?
- Qual é a família linguística a qual pertence?
- Descreva algumas características da sua cultura.
- Como se dá a relação com a terra?
- O que fala a última notícia que se tem desse povo?
- Agora, a partir das respostas às perguntas anteriores, elabore uma apresentação no PowerPoint e apresente para seus colegas.
Observação: Esta aula poderá durar de 3 a 4 aulas, dependendo do desempenho da turma.
Créditos imagem: http://pib.socioambiental.org/pt/c/creditos-mosaico
Postado por: Vanessa Lourenço
Postado por: Vanessa Lourenço
interessante falar sobre os índios, descobri q minha mãe é descendente de indio Xucurus-Kariri
ResponderExcluirSe a minha mãe é descendente eu tbm sou uhuhhhh
Ótimo plano de aula.
ResponderExcluir