PLANO DE AULA Tânia . G.G .Paixão
Componente Curricular: História
Modalidade: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Tema: Cultura Indígena e Diversidade
Qual aprendizado o aluno poderá ter com essa aula.
* Ser capaz de identificar que sob o conceito de "índios" há um numeroso conjunto de povos e culturas.
* Identificar a grande diversidade de povos indígenas.
* Reconhecer que hoje em dia existem vários povos indígenas vivendo no Brasil.
* Saber diferenciar indígenas do passado e indígenas do presente.
Duração das atividades.
* 4 aulas de 50 minutos cada
Material Didático utilizado.
* Quadro e giz
* Jornal e Revistas
* Pesquisas orientada
* Vídeos
* Produção de textos e mural
Recursos.
* Computador com internet
* Data Show
1ª Aula - Como vejo o índio?
- Durante essa aula o professor deverá pedir que cada aluno registre numa folha , qual a visão ele tem sobre o índio, posteriormente o professor fará uma avaliação dessa pesquisa, que servirá para fazer um diagnóstico sobre o conhecimento que cada aluno tem sobre a temática proposta.
2ª Aula - Definir uma nova visão sobre os povos indígenas.
- O professor utilizará vídeos ,como por exemplo " Índios no Brasil : Quem são eles" e pluralidade Cultural- Índios no Brasil- Nosso Direito/- you tube. Depois promover um debate com os alunos sobre o que foi visto nos vídeos e pedir que façam uma nova produção de texto sobre o que mudou na sua visão sobre os índios, após assistirem os vídeos.
3ª Aula - O conhecimento adquirido.
- O professor deverá pedir os alunos que relatem oralmente como passaram a ver os índios , após as informações recebidas.
4ª Aula - O conhecimento mais aprofundado sobre os povos indígenas.
- O professor deve dividir os alunos em grupos e distribuir aleatoriamente para cada grupo alguns nomes de tribos indígenas e pedir que eles escolham o nome de uma tribo para que façam uma pesquisa, usando como fontes a internet, livros, revista, bibliotecas virtuais.
Avaliação;
- O professor deverá analisar a avaliar os alunos durante todo o tempo das aulas, observar a participação de cada aluno e refletir se o objetivo da proposta foi alcançado.
__ ROTEIRO DA PESQUISA;
1- Qual tribo o grupo escolheu para pesquisar?
2- Qual sua localização dentro do nosso território?
3- Qual língua é falada pela tribo?
4- Quais são suas tradições?
5- Como são as casas desse povo? Cabanas, malocas?
6- Como se vestem?
7- Que tipo de armas eles usam?
8- De que se alimentam?
9- Usam algum instrumento musical? Quais?
10- Citar algumas palavras indígenas e seus significados.
- O número de aulas poderá ser alterado dependendo do desempenho da turma.
Tânia das Graças Gomes Paixão
Parabéns, ficou bastante didático o planejamento.O assunto também foi muito bem estruturado. Por se tratar de 6º ao 9º Ano, o tema e a estruturação ficou muito bem organizada.
ResponderExcluirAbraços,
Evânia.