PLANO DE AULA: Trabalho sobre a Cultura Indígena
Público alvo: Alunos do ensino fundamental – 4º ano.
Disciplina: Português
Objetivos: Trabalhar a língua escrita
e as práticas de leitura. Através desta aula o aluno poderá conhecer um pouco
mais das culturas indígenas, através das ilustrações e informações sobre elas, propiciando
a interação entre os grupos, favorecendo assim uma melhor compreensão.
Tempo estimado: 3 aulas de 50 min.
Metodologia: A professora, em um
primeiro momento, mostrará várias imagens indígenas e a partir delas abrirá um
debate com as crianças para verificar qual é o entendimento que elas possuem a
respeito dos índios.
Ex.:
·
1ª Aula
A
professora fará um circulo com a turma na sala e mostrará algumas imagens de
índios e suas culturas. A partir da apreciação das imagens a professora deverá levantar
algumas questões, como:
- O que vocês estão vendo nestas figuras? Índios
- Como vocês sabem que essas pessoas são
indígenas? Devido à
vestimenta, aos rostos pintados, a cor da pele, etc.
- A vestimenta dos índios é diferente
da nossa? Como eles se vestem? Antigamente poderíamos dizer que sim, elas são diferentes,
mas hoje alguns índios já se vestem como nós, absorvendo um pouco da nossa
cultura.
- Quem faz as vestimentas dos índios? (os que ainda mantêm suas culturas) Eles mesmos a confeccionam.
- Como são as moradias dos índios? Alguns ainda moram em
ocas, casas feitas de palha. Outros já incorporaram nossos costumes e já se
modernizaram.
- Como vocês acham que é a relação dos
índios com os animais e com a natureza? Os índios têm um contato direto com a natureza, cuidam muito
dela e a preservam.
O professor deixará, nesse momento,
que os alunos respondam livremente essas perguntas, expondo seus conhecimentos
iniciais a respeito da cultura indígena e após este momento fará a intervenções
necessárias, no sentido de mostrar como algumas tribos já evoluíram e hoje
fazem uso das mesmas tecnologias que nós fazemos e moram assim como nós, em moradias
modernas.
·
2ª Aula
O professor irá propor uma atividade
em grupo a ser desenvolvida em casa e na sala pelos alunos. Eles terão que
trazer informações em forma de figuras, fotos, livros, etc, a respeito da
cultura indígena, de como eram as
culturas indígenas antigamente e como elas vivem hoje.
A sala poderá ser dividida em 2 (dois)
grandes grupos. O primeiro daqueles que trarão informações sobre a cultura dos
índios antigamente e o outro trará informações sobre como vivem algumas
culturas indígenas hoje, destacando aspectos como:
- Alimentação;
-
moradia;
-
vestimenta;
-
transporte; e
-
armas e instrumentos musicais.
Cada grupo ficará responsável por
trazer informações referentes ao seu grupo, colocando estas informações em
cartolinas ou folhas grandes, que possam ficar expostas na parede. Em seguida
faremos a exposição destes cartazes para que todos possam ver.
·
3ª Aula
Após as discussões e exposição dos
cartazes a professora irá propor que tentem novamente responder às questões
feitas no inicio da primeira aula, para que eles possam refletir sobre as
mudanças que algumas tribos tiveram em seus costumes e em suas vidas como um
todo, a partir da modernização do mundo. Essas tribos ainda mantêm seus
costumes? Quais os fatores que contribuíram para estas mudanças? Ao final da
discussão farão um pequeno resumo de tudo o que foi possível compreender,
individualmente.
Avaliação:
- Os alunos serão avaliados a partir
dos conteúdos trazidos para a elaboração dos cartazes;
- A partir das reflexões e discussões
com os colegas; e
- A partir do entendimento, que será
possível verificar durante as aulas, sobre o tema proposto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário