quinta-feira, 1 de maio de 2014

Crislei Fernandes Corrêa Araujo - Plano de Aula



PLANO DE AULA: Trabalho sobre a Cultura Indígena

Público alvo:
Alunos do ensino fundamental  –  4º ano.
Disciplina: Português
Objetivos: Trabalhar a língua escrita e as práticas de leitura. Através desta aula o aluno poderá conhecer um pouco mais das culturas indígenas, através das ilustrações e informações sobre elas, propiciando a interação entre os grupos, favorecendo assim uma melhor compreensão.
Tempo estimado: 3 aulas de 50 min.
Metodologia: A professora, em um primeiro momento, mostrará várias imagens indígenas e a partir delas abrirá um debate com as crianças para verificar qual é o entendimento que elas possuem a respeito dos índios.
Ex.:


     
      
·           










1ª Aula
A professora fará um circulo com a turma na sala e mostrará algumas imagens de índios e suas culturas. A partir da apreciação das imagens a professora deverá levantar algumas questões, como:
- O que vocês estão vendo nestas figuras? Índios

- Como vocês sabem que essas pessoas são indígenas? Devido à vestimenta, aos rostos pintados, a cor da pele, etc.

- A vestimenta dos índios é diferente da nossa? Como eles se vestem? Antigamente poderíamos dizer que sim, elas são diferentes, mas hoje alguns índios já se vestem como nós, absorvendo um pouco da nossa cultura.

- Quem faz as vestimentas dos índios? (os que ainda mantêm suas culturas) Eles mesmos a confeccionam.

- Como são as moradias dos índios? Alguns ainda moram em ocas, casas feitas de palha. Outros já incorporaram nossos costumes e já se modernizaram.

- Como vocês acham que é a relação dos índios com os animais e com a natureza? Os índios têm um contato direto com a natureza, cuidam muito dela e a preservam.

O professor deixará, nesse momento, que os alunos respondam livremente essas perguntas, expondo seus conhecimentos iniciais a respeito da cultura indígena e após este momento fará a intervenções necessárias, no sentido de mostrar como algumas tribos já evoluíram e hoje fazem uso das mesmas tecnologias que nós fazemos e moram assim como nós, em moradias modernas.


·           2ª Aula

O professor irá propor uma atividade em grupo a ser desenvolvida em casa e na sala pelos alunos. Eles terão que trazer informações em forma de figuras, fotos, livros, etc, a respeito da cultura indígena, de como  eram as culturas indígenas antigamente e como elas vivem hoje.
A sala poderá ser dividida em 2 (dois) grandes grupos. O primeiro daqueles que trarão informações sobre a cultura dos índios antigamente e o outro trará informações sobre como vivem algumas culturas indígenas hoje, destacando aspectos como:

- Alimentação;
- moradia;
- vestimenta;
- transporte; e
- armas e instrumentos musicais.

Cada grupo ficará responsável por trazer informações referentes ao seu grupo, colocando estas informações em cartolinas ou folhas grandes, que possam ficar expostas na parede. Em seguida faremos a exposição destes cartazes para que todos possam ver.


·           3ª Aula

Após as discussões e exposição dos cartazes a professora irá propor que tentem novamente responder às questões feitas no inicio da primeira aula, para que eles possam refletir sobre as mudanças que algumas tribos tiveram em seus costumes e em suas vidas como um todo, a partir da modernização do mundo. Essas tribos ainda mantêm seus costumes? Quais os fatores que contribuíram para estas mudanças? Ao final da discussão farão um pequeno resumo de tudo o que foi possível compreender, individualmente.


Avaliação:

- Os alunos serão avaliados a partir dos conteúdos trazidos para a elaboração dos cartazes;
- A partir das reflexões e discussões com os colegas; e
- A partir do entendimento, que será possível verificar durante as aulas, sobre o tema proposto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário