Plano de aula
Componente curricular: Língua
Portuguesa e Literaturas
Modalidade: 6º ao 9º ano do
Ensino Fundamental
Tema: Conhecendo a Cultura
indígena através da literatura
Finalidade das aulas:
Desenvolver e aprimorar o hábito
da leitura a partir de lendas e mitos;
Compreender a diversidade
cultural dos povos indígenas;
Desconstruir estereótipos sobre
os índios;
Perceber o mundo a partir da
visão dos índios.
Duração da atividade: 7 aulas de
50 min.
Estratégias didáticas:
Leitura de vários textos
narrativos mediante a ótica indígena;
Discussão dos mesmos;
Comparação da visão indígena com
a nossa sociedade;
Elaboração livre de textos,
desenhos, poemas, trovas, teatro ou outra produção que contemple a temática.
Apresentação dos trabalhos.
Recursos:
Livros infanto-juvenis;
Pesquisa virtual;
Rádio.
1ª aula: O que eu sei sobre o
índio?
Como abertura do assunto, o
professor deve incitar a turma a falar sobre o que eles sabem sobre os índios. E
ir colocando no quadro as respostas. Principalmente aquelas que demonstrarem preconceitos
ou estereótipos.
Após esse levantamento de ideias
é interessante conversar sobre as mesmas. Questionar a classe a respeito dos
porquês desse pensamento; onde ouviram tais afirmações; perguntar se algum
deles possui parentes ou amigos que sejam descendentes de índios e comparar
essas pessoas como as ideias apresentadas por eles. Caso não haja conhecimento
de uma pessoa indígena, pode-se exemplificar com pessoas famosas.
2ª aula: conhecendo um pouco mais
sobre os índios
Em um próximo momento, o docente
deve levar os alunos à biblioteca para que eles possam escolher um livro que
contenha histórias indígenas. O professor precisa fazer uma verificação na
biblioteca antes de levar a turma, para se certificar que há exemplares para
todos os alunos dentro da temática. A finalidade dessa atividade é aproximar os
alunos da cultura e da organização dos índios. Se por ventura não houver livros
para todos, uma estratégia possível é a leitura em grupo. A turma deve ser
dividida e cada uma se responsabilizará pela apresentação de sua história.
Nenhuma leitura precisa ser
guiada, nesse primeiro contato é interessante perceber o ponto de vista dos
alunos, e posteriormente realizar comentários acerca da apresentação.
3ª e 4ª aulas: Apresentação dos
textos
Os alunos, em grupo ou
individualmente, vão contar uns para os outros o conteúdo do texto que leram. O
ideal é contar com suas palavras e não ler, para que o trabalho não fique
enfadonho.
5ª aula: Pesquisa
Dessa vez os alunos devem ir ao laboratório
de informática, se houver, ou então realizar a pesquisa por conta própria. O
professor pode ficar a vontade para escolher o tema. Como proposta sugerimos
que a turma pesquise contos que expliquem a formação do mundo e dos elementos
que nele há: vegetação, sistema solar, animais, deuses das águas, criação do
primeiro homem, formação dos rios, surgimento do amor e etc.
6ª e 7ª aulas: Mural
A turma produzirá a partir de sua
pesquisa textos, desenhos, poemas, teatros qualquer representação artística que
aborde o tema da pesquisa realizada por eles. Posteriormente, um mural será montado
apresentando as várias visões sobre o mundo mediante a ótica indígena.
Contribuição: Cristina Aparecida Sancho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário