quinta-feira, 8 de maio de 2014


Plano de aula


Componente curricular: Língua Portuguesa e Literaturas

Modalidade: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Tema: Conhecendo a Cultura indígena através da literatura

Finalidade das aulas:
Desenvolver e aprimorar o hábito da leitura a partir de lendas e mitos;
Compreender a diversidade cultural dos povos indígenas;
Desconstruir estereótipos sobre os índios;
Perceber o mundo a partir da visão dos índios.


Duração da atividade: 7 aulas de 50 min.

Estratégias didáticas:

Leitura de vários textos narrativos mediante a ótica indígena;
Discussão dos mesmos;
Comparação da visão indígena com a nossa sociedade;
Elaboração livre de textos, desenhos, poemas, trovas, teatro ou outra produção que contemple a temática.
Apresentação dos trabalhos.

Recursos:
Livros infanto-juvenis;
Pesquisa virtual;
Rádio.

1ª aula: O que eu sei sobre o índio?
Como abertura do assunto, o professor deve incitar a turma a falar sobre o que eles sabem sobre os índios. E ir colocando no quadro as respostas. Principalmente aquelas que demonstrarem preconceitos ou estereótipos.
Após esse levantamento de ideias é interessante conversar sobre as mesmas. Questionar a classe a respeito dos porquês desse pensamento; onde ouviram tais afirmações; perguntar se algum deles possui parentes ou amigos que sejam descendentes de índios e comparar essas pessoas como as ideias apresentadas por eles. Caso não haja conhecimento de uma pessoa indígena, pode-se exemplificar com pessoas famosas.

2ª aula: conhecendo um pouco mais sobre os índios
Em um próximo momento, o docente deve levar os alunos à biblioteca para que eles possam escolher um livro que contenha histórias indígenas. O professor precisa fazer uma verificação na biblioteca antes de levar a turma, para se certificar que há exemplares para todos os alunos dentro da temática. A finalidade dessa atividade é aproximar os alunos da cultura e da organização dos índios. Se por ventura não houver livros para todos, uma estratégia possível é a leitura em grupo. A turma deve ser dividida e cada uma se responsabilizará pela apresentação de sua história.
Nenhuma leitura precisa ser guiada, nesse primeiro contato é interessante perceber o ponto de vista dos alunos, e posteriormente realizar comentários acerca da apresentação.

3ª e 4ª aulas: Apresentação dos textos
Os alunos, em grupo ou individualmente, vão contar uns para os outros o conteúdo do texto que leram. O ideal é contar com suas palavras e não ler, para que o trabalho não fique enfadonho.

5ª aula: Pesquisa
Dessa vez os alunos devem ir ao laboratório de informática, se houver, ou então realizar a pesquisa por conta própria. O professor pode ficar a vontade para escolher o tema. Como proposta sugerimos que a turma pesquise contos que expliquem a formação do mundo e dos elementos que nele há: vegetação, sistema solar, animais, deuses das águas, criação do primeiro homem, formação dos rios, surgimento do amor e etc.

6ª e 7ª aulas: Mural
A turma produzirá a partir de sua pesquisa textos, desenhos, poemas, teatros qualquer representação artística que aborde o tema da pesquisa realizada por eles. Posteriormente, um mural será montado apresentando as várias visões sobre o mundo mediante a ótica indígena.

 Contribuição: Cristina Aparecida Sancho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário