sábado, 31 de maio de 2014

PLANO DE AULA - química e Povos Indígenas

Plano de aula
Tema: Pigmentação dos povos indígenas.
Nível de Ensino: Nível Médio. Turma do 2 ano  (4). 32 alunos.   
Disciplinas: Química, artes, história, geografia, português, sociologia.
Dados da aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
·         Conhecer melhor os grafismos produzidos pelos povos indígenas brasileiros, pinturas corporais, cerâmicas e outros objetos.
·         Criar padrões de pinturas indígenas baseado nos povos indígenas.
·         História dos povos indígenas do Brasil.
·         Pigmentação indígena.
·         Pigmentos naturais.

Duração das atividades
·         04 aulas de 50 minutos (na escola)
·         04 horas de preparação de atividade (pelos alunos)

Estratégias
·         Atividade 1: Separar a sala em grupos de estudo. Explicar a proposta de todo processo.  
·         Aula 1: Texto / Atividade sobre “Corantes naturais e Culturas indígenas” (Anexo 1 ) . Perguntas para orientar o texto (anexo 2)
          

·         Atividade 2: Correção e discussão do texto. Apresentação do vídeo sobre pinturas indígenas (disponível no you tube).
·         Aula 2: Correção da Atividade 1.
·         Exibição do vídeo – índios no Brasil – Quem são eles.   
·         Exibição do vídeo – Pintura Indígena
·         Exibição do vídeo – Pintura corporal – Arte indígena.
·         Exibição do vídeo - Pintura corporal indígena utilizando jenipapo.
·         Exibição de fotos com pinturas corporais - Site: Marcos Proença.

·         Atividade 3: Pigmentos naturais e química.
·         Aula 3: Quais são os pigmentos naturais mais usadas pelos povos indígenas. Pesquisa dos alunos. Cada grupo deverá pesquisar sobre um povo ou um determinado estilo de pintura e apresentar na aula 4.

·         Atividade 4: Atividade prática.
·         Aula 4 : Pigmentos na prática. Apresentação da pesquisa dos grupos. Os alunos irão fazer os desenhos em cartolinas, folhas ect. Usaremos nas praticas a tinta guache preta e vermelha em substituição ao jenipapo e o urucum.

Recursos: Sala de vídeo, Xerox, painéis, data show, vidraria, urucum e jenipapo, tinta guache.
Avaliação: Trabalho avaliativo em 2 partes. A qualidade da pesquisa e da apresentação será um indicio de satisfação de todo trabalho.
Bibliografia: 
Ângelo C. P. Corantes Naturais e Cultura Indígena. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em  file:///C:/Users/c%C3%A9sarpj/Downloads/SANTOS%20MOTTA%20Desafios%20para%20a%20sustentabilidade%20urbana%20Brasil.pdf Acesso 10 de Abril de 2014.
Marcos Proença. DIA DO ÍNDIO • HISTÓRIA DA MAQUIAGEM • O CORPO COMO TELA. Blog. Disponível em http://www.marcosproenca.com.br/2013/04/19/dia-do-indio-%E2%80%A2-historia-da-maquiagem-%E2%80%A2-o-corpo-como-tela/ >. Acesso 15 de Abril de 2014.
Vídeo – índios do Brasil – quem são eles. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=HA_0X2gCfLs> Acesso 15 de Abril de 2014.
Vídeo – Pintura indígena – Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=2YQ1BZEfmdw> Acesso 15 de Abril de 2014.


Vídeo – Pintura indígena – Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=gihZ9EJCD1U> Acesso 15 de Abril de 2014.
______________________________________________________________________
Fotos da Atividade (Falta fotos do mural montado).













Por( César Augusto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário