Plano de aula
Tema: Pigmentação dos
povos indígenas.
Nível de Ensino: Nível Médio. Turma do 2 ano (4).
32 alunos.
Disciplinas: Química, artes,
história, geografia, português, sociologia.
Dados da aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
·
Conhecer melhor os grafismos produzidos pelos povos indígenas
brasileiros, pinturas corporais, cerâmicas e outros objetos.
·
Criar padrões de pinturas indígenas baseado nos povos indígenas.
·
História dos povos indígenas do Brasil.
·
Pigmentação indígena.
·
Pigmentos naturais.
Duração das atividades
·
04 aulas de 50 minutos (na escola)
·
04 horas de preparação de atividade (pelos alunos)
Estratégias
·
Atividade 1: Separar a sala em grupos de estudo. Explicar a proposta de
todo processo.
·
Aula 1: Texto / Atividade sobre “Corantes naturais e Culturas indígenas”
(Anexo 1 ) . Perguntas para orientar o texto (anexo 2)
·
Atividade 2: Correção e discussão do texto. Apresentação do vídeo sobre
pinturas indígenas (disponível no you tube).
·
Aula 2: Correção da Atividade 1.
·
Exibição do vídeo – índios no Brasil – Quem são eles.
·
Exibição do vídeo – Pintura Indígena
·
Exibição do vídeo – Pintura corporal – Arte indígena.
·
Exibição do vídeo - Pintura corporal indígena utilizando jenipapo.
·
Exibição de fotos com pinturas corporais - Site: Marcos Proença.
·
Atividade 3: Pigmentos naturais e química.
·
Aula 3: Quais são os pigmentos naturais mais usadas pelos povos
indígenas. Pesquisa dos alunos. Cada grupo deverá pesquisar sobre um povo ou um
determinado estilo de pintura e apresentar na aula 4.
·
Atividade 4: Atividade prática.
·
Aula 4 : Pigmentos na prática. Apresentação da pesquisa dos grupos. Os
alunos irão fazer os desenhos em cartolinas, folhas ect. Usaremos nas praticas
a tinta guache preta e vermelha em substituição ao jenipapo e o urucum.
Recursos: Sala de vídeo,
Xerox, painéis, data show, vidraria, urucum e jenipapo, tinta guache.
Avaliação: Trabalho avaliativo
em 2 partes. A qualidade da pesquisa e da apresentação será um indicio de
satisfação de todo trabalho.
Bibliografia:
Ângelo C. P. Corantes Naturais e
Cultura Indígena. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível
em file:///C:/Users/c%C3%A9sarpj/Downloads/SANTOS%20MOTTA%20Desafios%20para%20a%20sustentabilidade%20urbana%20Brasil.pdf
Acesso 10 de Abril de 2014.
Marcos Proença. DIA DO ÍNDIO •
HISTÓRIA DA MAQUIAGEM • O CORPO COMO TELA. Blog. Disponível em http://www.marcosproenca.com.br/2013/04/19/dia-do-indio-%E2%80%A2-historia-da-maquiagem-%E2%80%A2-o-corpo-como-tela/
>. Acesso 15 de Abril de 2014.
Vídeo – índios do Brasil – quem
são eles. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=HA_0X2gCfLs>
Acesso 15 de Abril de 2014.
Vídeo – Pintura indígena –
Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=2YQ1BZEfmdw> Acesso 15 de
Abril de 2014.
Vídeo – Pintura indígena –
Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=gihZ9EJCD1U> Acesso 15 de
Abril de 2014.
______________________________________________________________________
Fotos da Atividade (Falta fotos do mural montado).
Por( César Augusto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário